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Ministério dos Transportes lança Campanha de Prevenção ao Assédio Moral

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, evento contou com a presença de servidores e colaboradores do orgão

ncentivar a discussão sobre o assédio moral no ambiente de trabalho foi um dos principais objetivos do lançamento da Campanha de Prevenção ao Assédio Moral – “Respeito é a Nossa Via Principal”. Realizado em parceria pelo Ministério dos transportes, Corregedoria e Ouvidoria do órgão, o evento de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (2), no auditório Lourenço Chehab, no Edifício Sede, reunindo servidores de todas as áreas da instituição.

Durante a abertura do evento, Rondinelli Melo Alcântara, corregedor do ministério, enfatizou a importância dessa campanha na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, éticos e produtivos. “Nosso objetivo primordial é sensibilizar gestores e servidores sobre os danos causados pelo assédio moral, ao mesmo tempo em que oferecemos orientações claras sobre como identificar, denunciar e combater essa prática. Dado que o trabalho ocupa um terço do nosso dia, é crucial que seja realizado em um ambiente saudável e empático” resumiu.

Rosana Daher, ouvidora, também destacou a preparação da Ouvidoria para receber todos os tipos de denúncias, garantindo o sigilo e a reserva necessários para cada caso. “Temos uma sala reservada para cada denúncia”, afirmou ela.

Palestras

Durante as palestras, Reonauto da Silva Souza Júnior, corregedor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ressaltou a variedade de formas em que o assédio moral pode se manifestar, especialmente no serviço público, onde a pressão por resultados é frequentemente alta. Ele abordou desde críticas excessivas até o isolamento e a sobrecarga de trabalho, destacando os impactos negativos não apenas no bem-estar dos servidores, mas também na eficiência e qualidade dos serviços prestados à população.

O outro palestrante, Gilberto Waller Júnior, corregedor da Procuradoria Geral Federal, enfatizou a importância de os servidores e gestores públicos se conscientizarem sobre seus direitos e deveres. Ele mencionou a necessidade de mudança na cultura e comportamento, ressaltando que o assédio moral é um ato doloso e reiterado que mina os sentimentos e a confiança da pessoa assediada.

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