Famosos

Ana Maria Braga fala abertamente sobre câncer: “Proveniente do HPV”

Apresentadora deu detalhes sobre diagnóstico que recebeu em 2001 e defende vacinação contra vírus sexualmente transmissível

A apresentadora paulista Ana Maria Braga, de 75 anos, falou abertamente, neste domingo (31), sobre o câncer que teve por causa do HPV, vírus que é transmitido principalmente por via sexual.

“Eu tive câncer de ânus. Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado, e eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. É muito assustador. Era proveniente do HPV“, declarou.

A apresentadora, que foi diagnosticada com câncer em 2001, também disse que nunca tinha ouvido falar sobre o vírus antes de ter a doença.

Ana também defendeu que pais e responsáveis levem seus filhos DE 9 a 14 anos para vacinação contra o HPV em postos de saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação está disponível no Brasil há dez anos.

“Eu teria tomado a vacina. Se eu soubesse que tinha uma vacina, teria evitado tudo isso”, disse.

Por ser um vírus sexualmente transmissível, o HPV pode carregar certo estigma, o que Ana Maria Braga comentou dizendo que ninguém precisa ter vergonha da doença.

“Você não tem que se sentir culpada porque você está com câncer. Você não tem culpa porque você é uma mulher sexualmente ativa. Se você é mãe, não tem como ser mãe e não ser sexualmente ativa”, disse.

“A sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é, é uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui”, finalizou a apresentadora.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário