Veja quatro candidatos a interromper o domínio brasileiro na Libertadores
Fase de grupos da Libertadores começa nesta terça-feira, com dois brasileiros em campo. País conquistou o título em todas as edições da competição desde 2019
Lanús
O atual campeão da Copa Sul–Americana (superando o Atlético-MG na final no ano passado) e da Recopa (com direito a duas vitórias sobre o Flamengo em fevereiro) tem tudo para ser uma pedra no sapato dos brasileiros. Maurício Pellegrino completou recentemente um ano no comando da equipe e tem realizado um grande trabalho no clube que foi vice-campeão da Libertadores em 2017 e busca seu primeiro título.
A saída de Rodrigo Castillo, um dos principais jogadores do elenco, para o Fluminense não deve ser motivo de uma queda de produção. “É um time muito treinado pelo Pellegrino, mostrou suas credenciais contra o Flamengo e vai incomodar”, resumiu Raphael Sibilla, repórter correspondente da TV Globo na Argentina. O Lanús está no Grupo G ao lado de LDU, Always Ready e Mirassol.
Peñarol
Embora não esteja na liderança do campeonato doméstico neste momento, o Peñarol é o clube uruguaio a ser temido nesta Libertadores. E isso se deve principalmente ao trabalho longevo de Diego Aguirre, que está há dois anos e meio à frente da equipe e tem conquistado grandes resultados. Um atacante ex-Grêmio é o artilheiro da equipe no ano: o uruguaio Matías Arezo.
O time tem uma dependência técnica do meia Leo Fernández, especialmente nas bolas paradas, e trouxe de volta o centroavante Abel Hernández, de 35 anos, para comandar o ataque. O clube pentacampeão da Libertadores (com títulos em 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) será rival do Corinthians no Grupo E, onde também estão Independiente Santa Fe e Platense.
Boca Juniors
Dos quatro clubes dessa lista, o Boca provavelmente tem apresentado o futebol menos vistoso. Mas deve ser considerado uma ameaça pela tradição e principalmente por causa da margem de evolução. O técnico Claudio Ubeda tem à disposição uma joia de grande potencial (Tomás Aranda, de apenas 18 anos) e um dos melhores jogadores em ação no futebol argentino (Leandro Paredes). E, de acordo com as notícias, Dybala tem grandes chances de ser reforço no meio do ano.
O clube contratou para esta temporada o paraguaio Bareiro, ex-Fortaleza, que tem quatro gols marcados na temporada. “Acho que o Boca pode ser um dos grandes desafiantes do futebol brasileiro”, afirmou Sibilla. O segundo maior vencedor da história da Libertadores, com seis títulos, está no Grupo D ao lado de Barcelona de Guayaquil, Cruzeiro e Universidad Católica.
