Economia

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil mercado já especula sobre alta da taxa de juro

teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando mercados globais em alta e no Brasil, mercado especula sobre o IPCA de sexta-feira apontando inflação no limite da meta o que sinaliza possível aumento da Taxa Selic para breve.

Veja mais:

Mercados globais

Nesta segunda-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,2%; Nasdaq 100: 0,2%), no aguardo de dados de inflação ao consumidor e ao produtor americano referentes a julho, divulgados nesta semana. A temporada de resultados perde força nesta semana, com a divulgação de resultados como Walmart e Alibaba. Na Europa, as bolsas operam em alta (Stoxx 600: 0,1%) e, na China, as bolsas fecharam mistas (CSI 300: -0,2%; HSI: 0,1%).

Economia

A inflação ao consumidor nos EUA (CPI, na sigla em inglês) é o destaque da semana, e deve ditar o tom dos próximos passos dos juros no país. Também serão importantes para isso dados de atividade e discursos de membros do Fed.

IBOVESPA +1,52% | 130.615 Pontos.  CÂMBIO -1,11% | 5,51/USD

Ibovespa

Na semana passada, o Ibovespa subiu 3,8% em reais e 7,7% em dólares, fechando acima dos 130 mil pontos pela primeira vez desde fevereiro. O principal destaque positivo foi o Pão de Açúcar (PCAR3, +17,2%), com as ações cíclicas se beneficiando de um sentimento de maior apetite por risco e de um fechamento da curva de juros. Na ponta negativa, o destaque foi a Vamos (VAMO3, -5,9%), após os resultados do 2T24 (leia o comentário do nosso analista aqui).

Renda Fixa

No comparativo semanal, os juros futuros encerraram com forte abertura na parte curta, e fechamento nos vértices longos. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro 2026 e 2034 saiu de 55,00 pontos-base (bps) na sexta-feira anterior para 2,00 bps na última semana. A curva, portanto, apresentou forte perda de inclinação. As taxas de juro real tiveram nova redução, com os rendimentos NTN-Bs (títulos públicos atrelados à inflação) se consolidando em patamares próximos a 6,00% a.a. DI jan/25 fechou em 10,74% (19bps no comparativo semanal); DI jan/26 em 11,5% (27bps); DI jan/27 em 11,5% (7bps); DI jan/29 em 11,57% (-12bps); DI jan/34 em 11,52% (-26bps).

No Brasil, o IPCA divulgado na sexta feira sugere que a inflação está acima da meta e, provavelmente, subindo. Isso aumenta a probabilidade de o Copom elevar os juros no segundo semestre, embora este ainda não seja o cenário base. O jornal Folha de S.Paulo reporta que senadores veem como “certa” a indicação do diretor do banco central Gabriel Galípolo para a presidência da instituição. O mandato do atual presidente, Campos Neto, termina em dezembro.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real.)

Deixe um comentário