Coluna Genésio Araújo Jr.

COMENTÁRIO DO DIA: Pertinho do inimigo!

A manhã começou com 19ºC no centro da capital do Brasil. Deverá chover ao longo do dia.

Judiciário se preparando para voltar amanhã, haverá julgamentos virtuais e físicos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um dis intenso nesta quarta-feira. Ele participa de evento no Ministério da Justiça, irá a velório de embaixador e depois receberá apresentações de diversos novos embaixadores.

O mercado está atento a dados do período, inclusive da reunião no Banco Central. Mercado ainda avaliando os resultados do Novo Caged do ano de 2023.

Nada além no Congresso, mas aluns líderes já estão na cidade. E o que mais?!

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

COMENTÁRIO

Não sei dizer se Lula durante os 580 dias que esteve preso leu o “Livro do Caminho e da Virtude”, de Lao-Tsé, o filósofo chinês fundador do Taoísmo, mas é certo que ele pratica uma de suas máximas: “mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda”.

Nessa terça-feira, dia seguinte a operação da PF que bateu na porta dos Bolsonaro, a ponto do ex-presidente afirmar que o Governo Federal o persegue, Lula recebeu no Planalto governadores que poderão ser pré-candidatos à presidência em 2026. Ratinho Jr, governador do Paraná, e Tarcísio Freitas, de São Paulo, estados que deram vitória a Bolsonaro em 2022.

Ratinho, que diz que aceita ideias boas sejam de direita ou de esquerda, foi assinar acordo sobre estradas federais e estaduais. Se disse grato a Lula pelo rigor técnico das tratativas. Tarcísio Freitas que vai estar com Lula novamente na sexta, veio tratar de acordo bilionário para construir túnel Santos-Guarujá.

Esses encontros são um horror para os bolsonaristas-raiz. Lula sabe que se o Brasil crescer acima dos 1,7% do PIB, anunciado pelo FMI ontem, vai precisar de São Paulo e do Paraná, será sócio disso.

Diferente dos anos Bolsonaro, os governadores não vão poder dizer que foram perseguidos.

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília

( da redação)

Deixe um comentário