Dentista, filha do ex-governador Freitas Neto, morre após complicações do parto

A dentista Maria Cristina Carvalho Almendra Freitas, 36 anos, filha do ex-governador Freitas Neto, morreu na manhã de hoje (21), devido a complicações do parto na maternidade Santa Fé, na zona Norte de Teresina.

A maternidade divulgou nota e informou que a dentista morreu com sinais de angioedema (inchaços pelo corpo) e evoluiu para parada respiratória.  

Veja nota:


A maternidade Santa Fé esclarece que a paciente Maria Cristina Carvalho Almendra Freitas deu entrada com sua equipe particular composta por duas obstetras, uma enfermeira obstetra, uma fisioterapeuta e uma doula, em trabalho de parto avançado, às 7:49 do dia 21/07/2021. 

Durante a assistência ao período expulsivo a paciente evoluiu com sinais de angioedema e desconforto respiratório, sendo realizada medidas imediatas de suporte e parto por via mais rápida devido gravidade do quadro.

Parto normal sem analgesia  ocorreu às 8h28. O recém-nascido encontra-se em estado grave, após reanimação neonatal realizada pela equipe da Santa Fé. 

A paciente, evoluiu com parada cardiorrespiratória sendo assistida por sua equipe particular, juntamente com o corpo clínico da maternidade, bem como pela equipe da UTI Movel da Unimed, que já se encontrava no local.

Lamentamos profundamente o ocorrido, esclarecemos que foram prestadas toda a assistência, assim como se solidariza com a família nesse momento de dor. 

Diretoria Maternidade Santa Fé

A Materluz Teresina, que acompanhou a dentista no parto, disse em nota que tudo transcorreu de forma rápida, sem anestésicos ou uso de quaisquer outras medicações ou demais intervenções. No entanto, a paciente apresentou ao final do trabalho de parto, sinais clínicos de embolia (uma emergência obstétrica).https://www.instagram.com/p/CRmfAXrDSZF/embed/captioned/?cr=1&v=13&wp=540&rd=https%3A%2F%2Fcidadeverde.com&rp=%2Fnoticias%2F350882%2Fdentista-filha-do-ex-governador-freitas-neto-morre-apos-complicacoes-do-parto#%7B%22ci%22%3A0%2C%22os%22%3A5422%2C%22ls%22%3A4387%2C%22le%22%3A4810%7D

Kiki Freitas era cirurgiã dentista e também atuava como professora do curso de odontologia da faculdade UniFacid.

A dentista estava com 9 meses de gestação e chamou sua médica, que não é dos quadros da maternidade Santa Fé, para fazer o parto. A médica é uma das mais respeitadas em Teresina e trabalha com partos humanizados.

Foto: Léo Jordan 

Familiares e amigos de Kiki Freitas chegam a todo momento na maternidade, bastante abalados.

O secretario de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa, amigo particular da família, lamentou o falecimento e destacou a carreira construída pela dentista ao longo dos últimos anos na profissão. “Na realidade é um fato extremamente lamentável. Uma moça preparada, com todos os cursos que tem, de pós graduação, de um preparo  intelectual muito forte dentro da profissão. Todos nós, amigos do Freitas e da Carlota, corremos aqui ao hospital e estamos prestando nossa solidariedade”, destacou. 

A prefeitura de Teresina emitiu nota de pesar lamentando o falecimento:

A prefeitura de Teresina lamenta o falecimento da odontóloga Maria Cristina Almendra Freitas, filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto e de Carlota Carvalho. Kiki Freitas, como era conhecida, se destacou como uma excelente profissional de pesquisa em sua área. O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados e presta condolências nesse momento de dor.

O sepultamento da dentista será às 17 h de hoje no cemitério Jardim da Ressurreição, zona sudeste de Teresina. 

Natanael Souza e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *