Justiça

Piauí reduz roubos e furtos de celulares e aumenta recuperação em 2024

No primeiro trimestre de 2024, o Piauí reduziu em 44% a quantidade de roubos de celulares em relação ao mesmo período no ano passado. O número de furtos de aparelhos também sofreu queda, com 18% ocorrências a menos. Os dados da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP) apontam, ainda, o aumento em 139% de telefones recuperados.

Nos primeiros três meses de 2023, o Piauí registrou 3.706 roubos de celulares, 1.514 furtos de aparelhos e 453 smartphones recuperados. Já no primeiro trimestre de 2024, os números de roubos e furtos caíram, respectivamente, para 2.082 e 1.244. Por outro lado, a recuperação de celulares saltou para 1.081 aparelhos, onde muitos deles foram encontrados em outros estados, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Roraima, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará.

Os dados apresentados pela SSP atestam a eficiência da política de combate ao roubo e furto de aparelhos celulares no Piauí, que já se tornou referência em todo o Brasil. A estratégia adotada possui três vieses: as blitzen, as intimações em massa e a Operação Interditados, onde lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de aparelhos roubados têm as atividades econômicas suspensas.

Tecnologias para a recuperação de celulares

As ações realizadas pelas Forças de Segurança do Piauí são potencializadas com os aplicativos Cellguard e Lupa Bot. O primeiro, desenvolvido pelo setor de inteligência da SSP, é utilizado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e concentra todo o processo de trabalho, busca, localização e recuperação de celulares. Nesse banco de dados, que inclui o IMEI – número de registro de cada aparelho, a polícia do Piauí consegue saber exatamente o destino de cada telefone e com quem ele está.

O segundo, Lupa Bot, está presente nos aparelhos celulares de todos os policiais do Piauí e possibilita que sejam feitas consultas para verificar se aparelhos celulares possuem restrição de roubo ou furto, por meio de uma foto do IMEI.

Piauí serve de inspiração ao Ceará

Após pesquisas sobre experiências desenvolvidas no Piauí, o Governo do Ceará lançou, nessa terça-feira (2), a ferramenta “Meu Celular”, que irá auxiliar as forças de segurança do estado na recuperação de aparelhos celulares roubados, furtados e perdidos. A ferramenta faz parte da operação “Meu Celular” – também inspirada no trabalho integrado do Piauí com todos os poderes e operadoras –, que será realizada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) com o apoio das operadoras de telefonia celular com atuação no estado, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e do Ministério Público do Ceará (MP-CE).

Deixe um comentário