CPI DA PANDEMIA: Omar Aziz lamenta decisão de Lewandowski sobre salvo conduto para Pazuello; Ranfolfe Rodrigues diz que recebeu com tranquilidade e Renan Calheiros diz que não atrapalha a investigação

O comando da CPI da Pandemia no Senado se manifestou em declarações nas redes sociais, em especial o Twitter, após tomar conhecimento da decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal, em Habeas Corpus apresentado pela Advogacia Geral da União(AGU) em defesa do ex-ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, dando um salva conduto permitindo que ele se silencie para não se condenar

O senador Omar Aziz(PSD-AM), presidente do colegiado, lamentou e considerou uma “pena”.

“É uma pena. O Supremo que ordenou que o Senado abrisse a CPI é o mesmo que tira a oportunidade de um ex-Ministro da Saúde esclarecer os fatos. E justamente o que mais tempo ficou no Ministério da Saúde durante a pandemia, que poderia ter ordenado a compra de vacinas.”, disse.

Na o senador Randolfe Rodrigues( REDES-AP) disse que recebia a decisão com tranquilidade.

“Recebemos com tranquilidade a decisão do STF acerca do depoimento de Pazuello à CPI da Pandemia. É assim que funciona a democracia.

Mas esperamos que ele tenha ciência de que seu depoimento não é o único meio que buscaremos p/ elucidar essa tragédia que ocorre no país.”, disse.

Já o relator do colegiado, senador Renan Calheiros, disse que a decisão não vai atrapalhar a investigação.

“A decisão do ministro Lewandowski não atrapalha a investigação. Ela garante ao depoente que não se autoincrimine. E não é isso que queremos com Pazuello. Interrogatório bom não busca confissões. Quer acusações sobre terceiros. Com relação a ele, outros falarão:, disse o senador alagoano.

Mais senadores

O senador Otto Alencar(PSD-BA), o mais velho do colegiado, disse que se Pazuello não fosse era pior pois iria passar a imagem da covardia.

“O Pazzuelo indo e se defendendo, ou se omitindo com receio ou medo de errar é tolerável, afinal não é médico. Se toma a decisão de não ir é covardia, algo exageradamente incomum pra um general. #CPIdaCovid”, afirmou no Twtter.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *