Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é adiada no Piauí A meta é que 198.921 crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos de idade

Devido à baixa cobertura vacinal no Piauí, foi prorrogada, até o dia 30 de novembro, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e multivacinação.

Com o objetivo de imunizar a população alvo, a meta é que 198.921 crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos de idade possam ser vacinadas. Até agora, apenas 55,04% do público foram vacinados.

Em relação à multivacinação, a meta é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e também atualizar a situação vacinal da população da faixa etária de 20 a 49 anos.

Poliomielite

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Casos

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção. A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *