Jovens conhecem modalidades olímpicas em ação do COB

O esporte tomou de conta de Teresina nesta quinta- feira (17). O Parque Potycabana está sendo palco para a prática de diversas modalidades esportivas que serão disputadas no Jogos Olímpicos de 2016, uma ação do Programa COB nas Ruas em 2014, evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

E para divulgar as modalidades olímpicas, estimular o crescimento da prática esportiva e promover o Movimento Olímpico, o COB trouxe para Teresina a primeira medalhista olímpica brasileira na história do Taekwondo, o bronze em Pequim 2008, a paranaense Natália Falavigna. A atleta participa do evento transmitindo suas experiências no esporte para os jovens presentes no evento. Na manhã de hoje diversos alunos de escolas municipais participaram de um bate-papo com a campeã olímpica.

“Fico muito feliz em poder compartilhar com esses jovens a minha trajetória esportiva. Já pratiquei diversas modalidades esportivas antes de me dedicar ao Taekwondo e quisera eu ter tido contato com algum atleta olímpico antes de participar de competições. Acho necessário mostrar para esses jovens a importância de se praticar algum esporte, da convivência harmônica em sociedade que o esporte proporciona, além da qualidade de vida”, falou a atleta.

No espaço de lazer da Potycabana as atividades aconteceram pela manhã até as 10h, e, a tarde, das 16h30 às 20h. Organizado pelo COB e Prefeitura de Teresina, a programação envolve palestras e oficinas sobre as modalidades esportivas que estarão representadas nos Jogos, tais como Vôlei, Atletismo e Badminton.

“Muito feliz essa iniciativa do COB em levar o espírito olímpico para as cidades, divulgar as modalidades que serão disputadas nos Jogos Olímpicos. Aqui em Teresina somos polo de saúde e educação e queremos nos tornar polo em esporte. Já estamos recebendo importantes equipamentos esportivos como o Centro de Treinamento Sarah Menezes, para a prática do judô, Centro de Treinamento de Badminton, pista de atletismo na Universidade Federal do Piauí e um Centro de Iniciação Esportiva no Vale do Gavião. E torcemos para que tenhamos atletas piauienses nos Jogos Olímpicos”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho.

Treinadores indicados pelas Confederações Brasileiras Olímpicas estão também na Potycabana realizando clínicas esportivas de Vôlei, Badminton e Atletismo. Norma Rodrigues, técnica da Seleção Brasileira de Badminton, afirmou que o COB nas Ruas tem a relevância de levar o esporte para o cotidiano das pessoas.

“Esse evento é muito importante por divulgar modalidades esportivas pouco conhecidas pelas pessoas, como por exemplo, o badminton. É uma forma também de despertar o gosto por esporte nas crianças e jovens. O Piauí é o melhor estado do Brasil em rendimento de Badminton Júnior e poucas pessoas sabem, inclusive, temos jovens talentos que tem grandes chances de estarem nos Jogos Olímpicos de 2016”, disse.

A educadora física Jéssica Viveiros levou uma turma de alunos do Escolão do Mocambinho para a atividade. “Aqui os meus alunos tiveram o primeiro contato com o badminton e adoraram. Eles já praticam outros esportes na escola e ficaram felizes em conhecer uma nova modalidade”, ressaltou.

Teresina é uma das nove cidades de todas as cinco regiões do país que recebem a ação. Este ano, o COB nas Ruas já aconteceu em Manaus (AM), Cascavel (PR), Rio Branco (AC), Fortaleza (CE) e agora Teresina recebe a programação. Ainda integram o calendário oficial do COB nas Ruas as cidades de Uberlândia (MG), Sobral (CE), Cuiabá (MT) e Bento Gonçalves (RS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *