CORONAVIRUS: Sobe para 200 os casos confirmados no Brasil; Bahia e Pernambuco anunciam medidas para transportes públicos e escolas

  • (Brasília-DF, 16/03/2020) O Ministério da Saúde divulgou há pouco neste início de noite do dia 15 de março que já existem 200 casos confirmados com no novo coronavirus(Covit-19) no Brasil. Há possibilidade desses números já estarem desatualizados.  São 1.915 casos suspeitos e 1.470 casos descartados. As secetarias de Saúde da Bahia e de Salvador decidiram que vão publicar um decreto de emergência para lidar com os transportes públicos na região de Salvador. Haverá novo ato em breve. Em Penambuco, ficou definido que já haverá aulas nas escolas estaduais em Recife, o mesmo se verá nas escolas municipais a partir dessa segunda-feira, 16. Há pouco os números eram 121 depois avançou para 176, depois a 191 e  agora 200 casos.

    O Ministério da Saúde destaca que os idosos, pessoas c/ doença crônica ou sintomas respiratórios devem evitar esses locais. P/ os demais, se possível, evitar aglomerações ou manter uma distância segura de uma pessoa para outra. Siga as orientações e proteja você e sua família.

    Bahia

    Os secretários da Saúde  da Bahia, Fábio Vilas-Boas,  e de Salvador, Léo Prates anunciaram, neste domingo ,15, que o Estado da Bahia e o Município de Salvador irão publicar um decreto determinando, em caráter de urgência, a estratégia de higienização especial nos transportes públicos.

    A medida visa intensificar a prevenção contra a COVID-19 nos ônibus urbanos, metropolitanos, intermunicipais, interestaduais, metrô, trens, ferry boat e lanchas que fazem a travessia Salvador/Mar Grande.

    Nesta segunda-feira ,16) haverá uma reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a União das Prefeituras da Bahia (UPB) com o objetivo de que os Municípios baianos adotem a mesma medida, inclusive atingindo o transporte escolar.

    O decreto estabelece para os transportes coletivos de massa as seguintes medidas:

    1. Os transportes de massa (ônibus, metrô, trens, BRT) devem manter uma política de limpeza diária e frequente com produtos saneantes nas superfícies de contato dos passageiros.

    2. Proceder a limpeza com água e sabão, ou álcool a 70%, pelo menos uma vez ao dia de superfícies que são tocadas com muita intensidade tais como maçanetas, interruptores de luz, telefones, teclados e torneiras;

    3. Intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais e meios de transporte, reforçando a utilização de EPI – Equipamento de Proteção Individual, conforme disposto na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 56, de 6 de agosto de 2008. Os trabalhadores que realizam esta atividade devem ser alertados para terem maior atenção ao disposto nesta resolução.

    4. Reforçar o uso de EPI para os trabalhadores que realizam esgotamento sanitário dos meios de transporte e fossa séptica.

    5. A administradora dos terminais de ônibus e metrô deve considerar a ampliação da quantidade dos locais para a higienização das mãos ou disponibilizar pontos com álcool gel a 70%. É importante que os locais disponham de sabonete e água corrente para estimular a correta higienização das mãos.

    6. A autoridade local deve estabelecer regras próprias para portos, aeroportos e rodoviárias com triagem e testagem de passageiros oriundos de cidades onde já se saiba da ocorrência de transmissão comunitária da COVID-19.

    Pernambuco

    Nota Oficial

    O Governo de Pernambuco informa que as unidades de ensino estaduais (escolas, escolas técnicas e universidades) localizadas no Recife irão seguir a orientação da autoridade sanitária municipal. Portanto, as aulas estarão suspensas, a partir da próxima quarta-feira ,18, nesta cidade. No momento, não há indicativo de ampliação da medida para outros municípios, tendo em vista que todos os casos confirmados estão restritos à capital. Esta decisão será avaliada e atualizada diariamente.

    Nesta segunda-feira, o Governo de Pernambuco vai reunir os prefeitos da RMR e o presidente da Amupe, José Patriota, para tratar novamente do assunto.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *