Governador e secretário de Educação debatem sobre matrículas que começam nesta terça (10)

O governador Wellington Dias recebeu o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, nesta terça-feira (10), para discutir sobre o calendário escolar da rede pública estadual e os planos para a área nos próximos anos. As matrículas online começaram nesta terça e, ao todo, estão sendo ofertadas um total de 100 mil novas vagas para o período letivo 2020.

“Nós apresentamos ao governador a campanha das matrículas para as escolas públicas da rede estadual de ensino. Essa campanha ela voltada para o engajamento dos estudantes, professores e todos que participam da comunidade estudantil. É muito importante que todos participem. A educação é essencial para o movimento do nosso estado e, por isso, estamos trazendo muito forte nessa campanha a ideia do pertencimento”, explicou Ellen Gera.

O mote da campanha é “Minha escola é a escola pública estadual” e já está com o edital de matrículas aberto. A matrícula online poderá ser realizada no período de 10 de dezembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020, somente para os novos estudantes oriundos de escolas municipais ou particulares. “Temos vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas nossas escolas de educação profissional, Ensino Médio e no Ensino Fundamental”, destacou o secretário.

Ellen Gera acrescenta que a Seduc vem com todo o seu time para mobilizar a sociedade. “Vamos fazer uma campanha muito voltada para o engajamento de todos. Queremos contar com o trabalho das Gerências Regionais e vamos também, inclusive, motivar os nossos estudantes a buscarem os outros estudantes para que todos possam cumprir esse ciclo tão importante da educação, que é o ciclo da educação”, ressaltou.

O gestor explica que a evasão escolar tem diminuído nos últimos anos. “Nós tivemos, nos últimos anos, uma redução do índice de abandono nas nossas escolas. Isso é muito bom. Registrou-se também uma queda do índice de reprovação”, destacou.

O governador Wellington Dias afirmou que, durante o encontro, também foram discutidas estratégias para os próximos anos. “Está tudo preparado para o Plano Estadual da Educação para o ano de 2020, 2021 e 2022. Estamos, agora, abrindo a campanha de matrículas voltadas para a educação regular, fundamental, médio, profissionalizante, de jovens e adultos e o objetivo é trabalhar os 224 municípios. Pessoas que estão fora da escola têm a oportunidade de se matricular e garantir a vaga. É importante destacar que, hoje, a gente tem bons motivos e bons resultados pois milhares de pessoas foram beneficiadas e garantiram vagas no ensino superior a partir da educação pública. Criamos um orgulho muito importante entre aqueles estudam na rede pública de educação estadual”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *