Flamengo abre maior vantagem de pontos de sua história na liderança

Nem o mais otimista dos flamenguistas devia acreditar que o início do Campeonato Brasileiro seria tão arrasador. Na liderança do nacional, com 26 pontos, o Flamengo abriu sua maior vantagem de pontos em 11 rodadas para o segundo colocado em sua história.

São seis pontos para o segundo colocado Atlético-MG. Esta também é só a segunda vez que a equipe lidera o nacional depois de números de jogos.

Coincidentemente, em 2008, o Rubro-Negro também atingiu a marca de 26 pontos em 11 partidas disputadas. Números expressivos como os atuais, porém estava cinco pontos a frente do segundo colocado. Se coincidências existem, o vice-líder naquele ano também era um time mineiro, só que dessa vez o Cruzeiro.

O que anima ainda mais o torcedor são os números até aqui, extremamente animadores. São 20 gols marcados e apenas seis sofridos. Se os dados forem ao Maracanã, são cinco vitórias e um empate, com apenas um gol sofrido dentro de casa, no clássico com o Vasco.

Apesar do início acachapante, o Flamengo mantém os pés no chão. Não quer saber de oba-oba. Passo a passo. Agora o foco é o Palmeiras. Rival direto na briga pelas primeiras colocações.

– É importante você ter um ambiente bom, e a liderança ajuda. Mas não conquistamos nada. A sensação no vestiário é de alegria, felicidade, mas nunca de satisfação. A gente espera no final do ano estar felizes e satisfeito – afirmou o técnico Maurício Barbieri.

Em onze rodadas disputadas, a vantagem de seis pontos do Flamengo para o segundo colocado é a segunda maior nesses 15 anos de pontos corridos. Desde 2003, quando o Brasileiro começou a utilizar essa fórmula, o recorde de pontos para o vice-líder, em 11 jogos, é do Corinthians, no ano passado, com sete pontos para o Grêmio.

Até 2017, inclusive, o Flamengo é que ostentava essa marca, a de cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, em 2008, quando fez os mesmos 26 pontos contra 21 do Cruzeiro. Em 2014, o Cruzeiro igualou essa margem de cinco pontos do Fla para o Corinthians.

Dos times cariocas, o Flamengo, ao lado do Botafogo, são os que mais lideraram o Brasileiro em pontos corridos com essa quantia de jogos: duas vezes. O Fluminense e o Vasco nunca estiveram na ponta, mesmo com o Tricolor conquistando o título em 2010 e 2012.

Os times que mais vezes estiveram em primeiro lugar com este número de jogos são Corinthians, Cruzeiro e Atlético-MG, três vezes. Destes, apenas o Galo nunca foi campeão nos pontos corridos. Palmeiras, Ponte Preta e Figueirense lideraram uma vez cada.

APENAS CRUZEIRO, CORINTHIANS E PALMEIRAS LEVARAM

Se o cenário todo para o Flamengo é bom, o retrospecto de quem liderava a competição com 11 rodadas não é dos melhores. Das 15 edições disputadas, em apenas cinco o líder nesse período se sagrou campeão.

E de todos que lideraram, incluindo o Flamengo, somente Cruzeiro, em 2003 e 2014., Corinthians, em 2010 e no no passado, e o Palmeiras, em 2016, estavam na ponta e encerraram a competição com o caneco.

O próprio Flamengo foi líder em 2008 e terminou o Brasileiro em 5º lugar e fora até da Copa Libertadores do ano seguinte, Já em 2009, quando foi campeão pela única vez nos pontos corridos, o Flamengo era 9º colocado com 15 pontos, enquanto o Atlético-MG liderava com um ponto de vantagem para o Internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *