Barco naufraga com 150 turistas na Colômbia

barco-naufraga-com-150-turistas-na-colombia-ha-9-mortes-231196

Os boletos do tributo do lixo em Teresina já começaram a ser emitidos neste mês de junho e para o prefeito Firmino Filho, a taxa é apenas “simbólica”. Firmino declarou também que, inicialmente, a taxa não deve ser pesada para o bolso dos teresinenses.

O gestor esclareceu que o poder público municipal espera arrecadar R$ 7 milhões em 2017, o que corresponde a somente 10% do custo de todos os serviços que envlovem a coleta de resíduos sólidos na capital.

“Estamos iniciando e na verdade a programação de arrecadação é algo em torno de R$ 7 milhões, que dá para cobrir algo em torno de 10% do custo de lixo. Ou seja, estamos fazendo uma cobrança também simbólica para demonstrar o esforço de cumprir a legislação federal, mas essa contribuição, acredito que não vai ser pesada de início, justamente por conta da crise que estamos vivendo”, destacou.

Nessa sexta-feira (23), Firmino Filho participou de uma ação de plantio de 70 mudas de plantas no Parque Floresta Fóssil, zona leste de Teresina, onde deu as declarações ao Cidadeverde.com.

A cobrança do tributo atende ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que a limpeza e manutenção do saneamento básico dos municípios tem de ser autossustentável. O prefeito destacou que a não cobrança da taxa pode acarretar problemas como a falta de liberação de recursos do governo federal.

“Temos uma política nacional de resíduos sólidos que foi tramitada a nível nacional e ela tem exigências em relação aos municípios, que devem estabelecer vários objetivos, dentre eles a busca do financiamento específico para o lixo. Caso os municípios não venham a executar esse financiamento autônomo eles poderão pagar inclusive, pesadas penalidades, como por exemplo, não ter acesso a recursos do orçamento geral da União relacionados a saneamento, então a prefeitura é obrigada a busca uma fonte de financiamento específico para o lixo”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *