Internacional

Governador apresenta projeto de hidrogênio verde do Piauí na COP 28 em Dubai

Em encontro com governadores de estados brasileiros, Rafael Fonteles discutiu, ainda, ações de preservação ambiental e reafirmou o compromisso com a transição energética.

O governador Rafael Fonteles participa, a convite do presidente Lula, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta sexta-feira (1º), o governador apresentou o projeto de hidrogênio verde do Piauí, considerado um dos maiores do mundo, e reafirmou o compromisso de preservação ambiental e transição energética no estado.

Em evento protagonizado pelo Consórcio Brasil Verde – grupo composto por governadores de estados brasileiros para discussões relacionados ao meio ambiente e clima, que está sob gestão do governador do Espírito Santo (ES), Renato Casagrande, o governador Rafael Fonteles debateu sobre energias renováveis, transição energética, questões climáticas e soluções inteligentes.

Na oportunidade, o gestor apresentou o projeto da usina de hidrogênio verde que será instalada em Parnaíba, no litoral do Piauí, e que conta com o apoio bilionário da União Europeia (UE). Rafael expôs estatísticas que evidenciam o trabalho do Piauí no enfrentamento às mudanças climáticas e em prol da sustentabilidade ambiental.

WhatsApp Image 2023-12-01 at 09.07.13.jpeg

No período de 2005 a 2021, o Piauí reduziu em 41% as emissões de gás carbônico, enquanto o Brasil, no mesmo período, reduziu 20%. Em relação ao desmatamento ambiental, o estado foi o único da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a reduzir o desmatamento do cerrado, com uma queda de 5%, segundo levantamento do governo federal divulgado, na terça-feira (28).

“Apresentamos dados importantes que mostram o comprometimento do nosso estado na pauta da sustentabilidade ambiental. Reduzimos índices de desmatamento e de emissões de gás carbônico, além de sermos grandes entusiastas da transição energética e das energias limpas. Então, pudemos apresentar os avanços do estado e nossos projetos, de forma que o maior número de pessoas conheçam o Piauí e entendam como tudo o que estamos fazendo é muito promissor”, disse o governador Rafael Fonteles.

WhatsApp Image 2023-12-01 at 09.56.04.jpeg

Deixe um comentário