Eleições 2016 – Mais de 16 candidatos a prefeitos vão disputar o voto e a confiança de 144 milhões de eleitores brasileiros

Número de mulheres que disputam a prefeitura dos 5.568 municípios do Brasil ainda é pequeno, mas as amulheres superam os homens em no eleitorado

(Brasília-DF, 26/09/2016) Um total de 16.014 cidadãos vão disputar no primeiro domingo de outubro, dia 2, o voto e a confiança dos eleitores das zonas urbana, periférica, rural e praieira para administrar os 5.568 municípios brasileiros, a partir do dia 1º de janeiro de 2017 até 31 de janeiro de 2020.

Será a maior eleição da história da redemocratização do Brasil, como avalia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O número de mulheres que disputam vaga de prefeitura nas eleições de 2016, ainda é pequeno: apenas 13% dos 16.014 candidatos (87% são homens).

Mulheres nordestinas

Dentre as mulheres que estão candidata a prefeitas nas eleições do dia 2 de outubro, estão cinco deputadas federais, que se destacam na campanha eleitoral do Nordeste: Eliziane Gama(PPS), em São Luís; Luizianne Lins (PT), em Fortaleza; Alice Portugal (PCdoB), em Salvador; e Luciana Santos (PCdoB), presidente nacional do partido, em Olinda (PE), que ela já administrou por duas vezes; e Moema Gramacho (PT), em Lauro de Freitas (BA).

Uma paraibana que fez vida pública e política em São Paulo, deputada federal Luiza Erundina (PSOL), disputa novamente a prefeitura da capital paulista, que administrou de 1989 a 1993. Rosalba Ciarlinni, que já foi senadora e governadora do Rio Grande do Norte, está na disputa da prefeitura em Mossoró. E a deputada Creuza Pereira, duas vezes prefeitas de Salgueiro (PE), agora disputa a vaga de vice-prefeita na mesma cidade.

Compromissos dos Prefeitos

As mulheres, no entanto, superam os homens em no eleitorado do País. Dos 144 milhões de eleitores brasileiros, 52% são mulheres e 48% homens.

Ao prefeito compete executar as politicas públicas municipais no âmbito da educação (creches e escola de Ensino Fundamental), os serviços básicos de saúde pública, saneamento básico, transporte urbano e rural, habitação popular, iluminação, abastecimento de água, limpeza pública, pavimentação de ruas e urbanização da cidade, dentre outro.

Cabe, ainda, a proteção do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município, construção e manutenção de espaços comunitários, a questão da ordenação do espaço público, promoção da cultura e artes locais, dentre outros.

Vereadores – candidatos e papel

O número de candidato a vereadores nas eleições municipais de 2016 é outro recorde. São 443 mil 57 candidatos para 57 mil 955 vagas de vereadores em todo o Pais.

O número de mulheres que disputam uma vaga nas Câmaras Municipais também é menor que o de homens: 33% (mulheres) e 67% (homens). Contudo, o TSE diz que cresceu bastante em relação às eleições municipais de 2012.

Aos vereadores compete a elaboração de leis que disciplinem e também facilitem a vida dos cidadãos nos municípios, em diversas áreas e setores, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. Outra tarefa importante, segundo o TSE, é fiscalizar o Executivo municipal e a aplicação dos recursos na cidade.

Eleitores

O voto no Brasil é facultativo. Dados do Tribunal Superior Eleitoral revelam que o número de eleitores aptos a votarem este ano, é de 144 milhões. Na faixa etária de 16 a 18 anos, existem 2,3 milhões, o que representa 1,6% do tal.

Já o número de eleitores brasileiros com mais de 70 anos é de 11,3 milhões, representando 7,8% do eleitorado.

Segundo turno

De acordo com o TSE, em 5.476 cidades do brasil que têm menos de 200 mil eleitores, haverá apenas um turno9 nas eleições de 2016. Isso representa 98,3% d total de municípios do País.

Deverá ter segundo turno em apenas 92 municípios (1,7% do tal de 5.568). São cidades brasileiras que tem mais de 200 mil eleitores.

A eleição vai ocorrer no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, quando nas cidades onde houver segundo turno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *