IBGE firma parceria com TSE para apoiar eleições municipais e lançam cartilha

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi firmado, nesta quinta-feira (1º), firmam parceria para disponibilizar informações sobre os municípios do país e propiciar aos cidadãos debates pré-eleitorais interessantes – com mais informação e conhecimento da realidade – e não apenas promessas de candidaturas.

A solenidade contará com a presença dos presidentes do TSE, o ministro Gilmar Mendes, e do IBGE, Paulo Rabello de Castro.

Para Gilmar Mendes, “ferramentas como esta permitem que eleitores e candidatos conheçam as realidades de suas cidades e tenham consciência dos principais desafios que os eleitos terão pela frente”, afirma.

Cartilha

Para cada município, os folhetos possuem informações do IBGE e outras fontes oficiais (ministérios da Saúde e da Educação, TSE etc.) sobre o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação, economia e sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A cartilha está relacionada à responsabilidade municipal como, por exemplo, o destino final do lixo, o acesso à creche, à pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil, dentre outros. Também há explicações sobre o que fazem prefeitos(as) e vereadores(as), quais as responsabilidades de cada cargo, incluindo ainda a quantidade de eleitores por grupos de idade para cada município.

Cerca de 1,1 milhões de folhetos serão distribuídos em todo o território nacional através da rede de 584 agências do IBGE, que serão entregues aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, à mídia local, associações e organizações da sociedade civil.

Versões digitais do material serão enviadas, por e-mail, para todos os candidatos da base de dados do TSE e ficará disponível para consulta e download no portal do IBGE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *